top of page

Informações sobre o desenvolvimento do cedro australiano

Eduardo Stehling, biólogo consultor

Este documento foi criado com o objetivo de trazer referências do desenvolvimento do cedro australiano para os produtores da cultura. Esta é uma versão inicial em desenvolvimento e passará por melhorias.


Usando a bibliografia disponível sobre Toona ciliata gerada a partir do trabalho de melhoramento da Bela Vista Florestal, somada com os trabalhos realizados pela Fuste Consultoria Florestal deste 2017, foi possível compilar e produzir novos dados sobre o desenvolvimento do cedro australiano. O banco de dados utilizado neste documento é proveniente de 12 municípios nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo.



Como usar este documento?

Funciona assim:


-Tem dados da altura, diâmetro e idade, usa-se a tabela 1 para estimar o volume.


-Tem apenas DAP e a idade, usa a tabela 2 para estimar a altura e a tabela 3 para estimar o volume.


A ideia das tabelas 2 e 3 é contemplar os produtores que não conseguirão fazer uma medição de altura porque o hipsômetro é limitante.


Lembre-se que esta tabela é uma referência de desenvolvimento do cedro, mas não exclui a necessidade da realização de inventários contínuos.




 
 
 

Comentários


Caixa postal 17. Campo Belo, MG - CEP 37270-000 
Aberto de segunda a sexta, de 9:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00 hs. Sábados de 9:00 às 12:00 hs.

  • Instagram ícone social
  • YouTube
  • TikTok
  • Linkedin
  • Facebook

® All photos by Fuste Consultoria - © 2025 by Fuste Woodtech. All rights reserved. Powered by Fuste

bottom of page